John Fitzgerald Kennedy, JFK, é um dos maiores ícones do século XX, além de presidente dos Estados Unidos ele era também um grande apreciador de charutos cubanos, especialmente da marca H. Upmann. Eleito como esperança americana, o jovem presidente e herói de guerra enfrentou logo no início de sua presidência a expansão da influência da União Soviética em Cuba, e foi justamente durante um dos mais tensos episódios da Guerra Fria que ocorreu talvez o mais inusitado pedido do mundo dos charutos.
Kennedy fora apresentado aos charutos ainda muito jovem por seu pai, o embaixador Joseph P. Kennedy, que era uma grande apreciador, durante momentos especiais que compartilhavam juntos. Contemporâneo de uma época que grandes clássicos da música e do cinema estavam ainda sendo lançados, JFK ficou fascinado pelos puros cubanos, especialmente os H. Upmann Petit Corona.
Dois anos antes de assumir a presidência, em 1959, Fidel Castro foi bem sucedido ao promover o golpe que o levou ao comando da ilha de Cuba. Quando JFK assumiu a relação entre os dois países já era estremecida, os Estados Unidos já tinham imposto um embargo parcial. Mas foi durante o governo Kennedy que a relação foi totalmente cortada. A invasão americana na Baía dos Porcos era tentativa de tirar Castro do poder, entretanto o efeito foi o oposto. O fracasso americano tornou Fidel ainda mais forte no poder, e levou ao embargo total de Cuba.
No fim de tarde de 6 de fevereiro de 1962 o Secretário de Imprensa Pierre Salinger foi convocado para ir ao Salão Oval. Salinger era também um grande apreciador de charutos, ele contou a revista americana Cigar Aficionado como Kennedy o pediu ajuda para manter seu estoque de charutos:
“Pierre, eu preciso da sua ajuda”, disse Kennedy.
“Presidente, farei o que puder para cumprir as ordens que me forem dadas”, respondeu Salinger.
“Eu preciso de muitos charutos”
”Quantos, sr. Presidente?”
“Uns 1.000 Petit Upmanns”
Pierre ficou chocado com o pedido, mas manteve a compostura e perguntou, “Para quando, sr. Presidente?”
“Para amanhã de manhã”
Pierre saiu do Salão Oval se perguntando se seria possível cumprir aquela missão, mas como ele era um grande apreciador de charutos cubanos e tinha bastante contatos ele trabalhou durante a noite inteira. Na manhã seguinte, ele foi novamente convocado para o Salão Oval, às 8h da manhã.
”E ai, como você se saiu, Pierre”
“Muito bem. Na verdade eu consegui 1.200 charutos.” Kennedy sorriu, abriu a primeira gaveta da mesa resoluta e tirou um grande papel, que foi assinado logo em seguida. Era 7 de fevereiro de 1962, aquele era o decreto que embargava todo o comércio de produtos cubanos em solo americano, de agora em diante charutos cubanos eram totalmente ilegais.
Os H. Upmann Petit Corona foram descontinuados em 2017 pela Habanos S.A., e foram relançados na edição exclusiva e limitada H. Upmann Regalias Línea Retro em 2020. Você pode encontrar aqui alguns charutos da lendária marca fundada por Herman Upmann e conhecer o sabor que conquistou JFK e muitos outros ao redor do mundo. Aproveite!
Viva essa experiência!